Para o nosso trabalho, para além da investigação documental, entrevistámos um conjunto de especialistas para as áreas em debate. Conheça-os melhor!
Doutorada em Estudos Políticos (2005) pela Universidade de Aberdeen e licenciatura em História, pela Universidade do Porto é docente nas áreas da Política da União Europeia, Ciência Política, Globalização, Democracia e Cidadania. Entre outros, Cláuda Ramos é investigadora no OBERCID - Observatório da Cidadania
OBERCID ou no V-DEM - Varieties of Democracy, da Universidade Fernando Pessoa. No âmbito internacional, Cláudia Ramos integra o THE STATE OF WOMEN: Mapping Women Leadership in the World, do Institute for Women's Policy Research, nos Estados Unidos.
Docente na Universidade Fernando Pessoa, Teresa Toldy é investigadora do CES (Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra), onde co-coordena o Observatório para a Religião no Espaço Público (POLICREDOS). Actua na área de Estudos de Feministas e de Género; Religião e Direitos das Mulheres; Teologia Feminista Pós-colonial e Ética. O seu estudo cobre um vasto leque de pólos como, por exemplo, Género, Religião, Cidadania, Direitos Humanos, Hermenêutica feminista, Estudos de género, Ética e Teologia.
Doutor em Filosofia pela Faculdade de Antropologia e Geografia da Universidade de Oxford, o docente foca-se na área das Humanidades com especial interesse naquelas de História, Arqueologia, Ciências Sociais e Ciências Naturais, especialmente, em Ciências da Terra e do Ambiente. No seu curriculum, os temas de maior interesse direcionam-se para as áreas da Arqueologia, Paleoambiente, Arqueoetnobotânica, Paleoecologia, Antropologia, História e Sociologia.
Doutor em Psicologia Social do Comportamento Desviante,
pela Universidade de Santiago de Compostela, o docente atua nas áreas da Psicologia e Sociologia. Com mestrado em Psicologia Social, pela Universidade do Porto e Licenciatura em Psicologia Clínica, José Soares Martins desenvolve investigação no domínio da Psicologia Social (processos básicos), Psicologia Social do Comportamento desviante, Delinquência Juvenil, Psicologia Política e Perspetivas Sociológicas e Psicossociais do Crime.
Doutor em Sociologia e Metodologias Fundamentais e mestre em História das Populações, pela Universidade do Minho, Rui Leandro Maia é formado em Ciências Históricas, docente da Universidade Fernando Pessoa e pesquisador na FP-ENAS, onde coordena o projeto WeGIx, e no CITCEM - Centro de Pesquisa Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Atua nas áreas das Ciências Sociais com ênfase na Sociologia e Humanidades, tendo os seus principais interesses de investigação nas áreas de Demografia, Fertilidade, Migração, Sociologia Urbana e Ambiental.